ouvido humano

Muitas vezes se ouve dizer que as mulheres falam demais… Mas não tem problema. Porque o ouvido masculino (seletivo) escuta somente o que interessa. Preste atenção: O que a mulher diz: - Esse lugar está uma bagunça, amor! Você e eu precisamos limpar isto. Suas coisas estão jogadas no chão e você vai ficar sem roupas pra usar se não lavá-las agora mesmo. O que o homem escuta: blah, blah, blah, blah, AMOR, blah, blah, blah, blah, VOCÊ E EU, blah, blah, blah, blah, NO CHÃO, blah, blah, blah, blah, SEM ROUPAS, blah, blah, blah, blah, AGORA MESMO. (Carlos Drummond de Andrade)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"Meu Preconceito é maior que o seu?

               Todos temos algum tipo de preconceito, o quanto é explicito ou maquiado depende de cada um, algumas pessoas o combatem usando de indiferença, outros se deixam abater, se existe uma arma poderosa  que nos faz crescer frente a timidez, medo, problemas físicos, mentais e outras denominações preconceituosas, ela se auto-intitula SUPERAÇÃO,! não é fácil se libertar de certas coisas, mas não tentar é muito pior, somos rápidos e implacáveis em encontrar defeitos nos outros, chegamos ao ponto de criticar e reprovar quando percebemos alguém sendo preconceituoso; seja numa palavra, num sorriso falso, em algum gesto. O preconceito tem varias ramificações e todas elas prejudiciais a nos mesmos, aqui no Brasil quando se fala em preconceito racial sabemos que é contra os pretos, nunca contra os brancos, ora, por que pessoas de cor só podem ser taxados de negros? brancos, amarelos e vermelhos também não são pessoas? As vezes nem sabemos porque temos preconceitos, encaramos como uma coisa natural, mas se essa pratica esta lhe afastando das pessoas e prejudicando sua atividade profissional, bom, então esta na hora de rever alguns conceitos básicos e profundos de nossas vidas. Temos varias cicratizes dentro de nos, algumas teimam em não fechar, outras conseguimos controlar, e assim vamos caminhando. Como saber se aquela pessoa é preconceituosa? não existe nenhum manual dizendo, aos poucos enxergaremos uma parte do coração humano e descobriremos um ser preconceituoso!

2 comentários:

Barbara disse...

Meu caro

Todos somos preconceituosos sim, digo TODOS NÓS. Pois eu sou, você é e aquele mais "puritano" também é.
Por exemplo se você entra em um ônibus e só tem dois lugares pra você se sentar. Um é ao lado de um negro, de bermuda, camisa de time, boné e chinelo. O outro lugar é ao lado de um homem branco de calça e camisa gola-polo, e com uma pasta na mão. Ao lado de quem você irá se sentar?...
Se você para no sinal de trânsito e vê um garoto de aparentemente 14 anos, mal vestido, vindo rapidamente em sua direção, certamente você fechará o vidro do seu carro...

ISSO É PRÉ-CONCEITO! Ou seja, um conceito formado pelo histórico midiático.
Porém devo lhe dizer de pessoas que não se aproximam, fazem amizade ou DISCRIMINAM o outro, isso sim são pessoas mesquinhas.
A sociedade tem se tornado cada vez mais mesquinha. Se julga melhor do que o outro. Quer dominar o outro. Ou ao menos ser reconhecida como superior ao outro. Isso dá segurança a população mesquinha.

Por dentro somos todos iguais. Quando em um hospital recebemos sangue, todos são vermelhos, não dá pra saber se veio de alguém de pele negra ou não.

Preconceito é midiático, discriminação é mesquinho!

Angela Chagas disse...

Bom dia querido Flávio! Seu Blog ta lindo!
Parabéns!!!

Como você mesmo escreveu:
“ Todos temos algum tipo de preconceito, o quanto é explicito ou maquiado depende de cada um, algumas pessoas o combatem usando de indiferença...”

Vivemos numa sociedade, onde desde muito cedo somos incentivados a criticar, a julgar, e o que nos importa na realidade é sempre julgar os outros... A grama do vizinho é sempre mais verde... Mas não podemos esquecer, que da mesma maneira que estamos julgando e criticando, olhos muito atentos estão voltados para nós. E a melhor maneira do convívio, seria nos colocar no lugar do outro em qualquer tipo de situação... Assim, poderemos pelo menos avaliar ou tentar nos educar, para o convívio em sociedade e aprender a respeitar as diferenças.
Somos preconceituosos com nós mesmos, o melhor seria praticarmos a auto- aceitação , para então a aceitação do outro, pois cada” ser” seja ele, negro, branco ou índio é com certeza um “ser único.”